Escritores Patrulhenses


Felipe Essy

Graduado em língua inglesa e portuguesa, Felipe Essy sempre gostou de criar através das palavras e seu blog homônimo mostra o resultado disso desde 2010. Trabalha como professor de Inglês no Senac e também nas escolas de Santo Antônio da Patrulha, onde residiu desde sempre numa casa antiga cheia de histórias da sua família, que o motivou a desenvolver estudos sobre a imigração alemã e integrar o grupo Genealogia RS. Depois de participar da Feira do Livro de Santo Antônio como Xerife, Felipe foi convidado a integrar o Grêmio Literário, onde criou o blog “Prosa na Varanda” para publicar textos de escritores patrulhenses e divulgar o trabalho de outros artistas locais, que acabou batizando a primeira publicação de crônicas do Grêmio Literário, da qual participou.

Obras Publicadas:

Prosa na Varanda - Crônicas (2013)
Poesia na Praça: XIV Antologia Poética Patrulhense (2013)

Site:

Joelson Machado de Oliveira

Natural de Santo Antônio da Patrulha. Em 1972 formou-se em Administração de Empresas pela PUC do Rio Grande do Sul. Em 1981 formou-se em Direito pela UNISINOS. Trabalha como advogado em Santo Antônio da Patrulha. Escreveu dois livros: Remoendo Sonhos ─ uma coletânea de crônicas, lançada em 2007 e, Céu de Oceano ─ uma novela, lançada em 2009. É membro do Grêmio Literário Patrulhense. Participou com trabalhos em várias Antologias do livro “Poesia na Praça”. Participou, também, em três Antologias da Academia dos Escritores do Litoral Norte (AELN).

Obras Publicadas:

Remoendo Sonhos (2007)
Céu de Oceano (2009)
Poesia na Praça (2008-13)
Antologia da AELN (2009-11)
Prosa na Varanda - Crõnicas (2013)


Luiz Nicanor

Nascido em Santo Antônio da Patrulha em 8/4/44, Luiz Nicanor Araújo da Silva formou-se em Medicina na UFRGS e fez pós-graduação em Medicina do Trabalho. É aposentado como médico perito do INSS, e, em 4/13, do Posto de Saúde. Devido a uma intensa atividade profissional usou muito pouco do seu tempo para dedicação à literatura. Publicou três livros de poesias e participa de periódicos e antologias, com mais de 300 textos publicados. É um dos autores invictos da Antologia Poesia na Praça, que já vai para o volume 24. Da série, Médicos (pr)escrevem, (7 volumes) concorreu em 4, um de contos e três de crônicas, aprovado. Participou de alguns concursos literários e foi duas vezes premiado no Poema no Ônibus e no Trem e três vezes em Histórias de Trabalho, da Secretaria de Cultura de Porto Alegre, entre outros. Em 2012 foi escolhido patrono da II Feira do Livro de Santo Antônio.

Obras Publicadas:

(listagem em andamento)



Márnei Consul

Licenciado em Letras – Português/Inglês (UNISINOS), Márnei tem especialização em Educação em Direitos Humanos (FURG) e Educação para a Diversidade (UFRGS). Leciona Português, Inglês e Literatura em sua cidade, Santo Antônio da Patrulha. Antes de atuar na educação, trabalhou na imprensa patrulhense por cinco anos. Já escreveu quatro livros: Graças às desgraças; Do começo; Educação: um olhar de professor; e Vivências escolares de homossexuais. 

Obras Publicadas:

Graças às Desgraças(2009)
Do Começo (2010)
Vivências Escolares de Homossexuais (2011)
Educação: Um Olhar de Professor (2012)
É Uó! (2013)
Prosa na Varanda - Crõnicas (2013)

Sites:


Maurício da Luz Collar

Natural de Santo Antônio da Patrulha. Tem uma filha chamada Mayara Collar. Casado com Greici Corrêa. É Servidor Público Municipal desde 1993. Formado em Letras, com habilitação em Português e Literatura da Língua Portuguesa, no ano de 1999, pela FACOS, em Osório/RS. Fez Pós-graduação no ano de 2005, onde se especializou em Novas Abordagens em Língua e Literatura em Língua Portuguesa, pela FACOS. Concluiu dois semestres do Curso de Direito, na UNISINOS/RS. Publicou poesias na Antologia dos Poetas Patrulhense/Poesia na Praça. Já escreveu artigos para jornais. É presidente do Grêmio Literário Patrulhense. Autor do romance Tramas de Amor.

Obras Publicadas:

Poesia na Praça (várias edições)
Tramas de Amor (2012)
Prosa na Varanda - Crõnicas (2013)


Nélson Osíris

67 anos, Bacharel em Comunicação Social, escritor, trocadilhista, chargista, quadrinista, autografando duas obras a vários autores por Feira do Livro de Porto Alegre, colaborador da imprensa patrulhense há cinquenta e dois anos, autor do primeiro livro de histórias em quadrinhos de Santo Antônio, lançado aqui e na Feira do Livro de Porto Alegre, jipeiro ( Um jipe tanque construído pelo próprio), antigomobilista (Um jipe militar 1942 há 30 anos e um Ford MT 1923 há 45 anos), karateca (Fundador da Academia Shotokan), investidor na bolsa de valores, ramos imobiliário, sócio do Lions Clube, apreciador de música erudita e do Gildo de Freitas.

Obras Publicadas:

(listagem em andamento)








Rolsava Rocha

Patrulhense, membro do Grêmio Literário Patrulhense. Participou, como membro, da Academia de Escritores do Litoral Norte de 2008 a 2011. Em 2009 participou, com comunicações, do RAIZINHA III e Raízes, bem como do Raízes de 2012. Publica no Recanto das Letras e participa regularmente do Caderno Literário Pragmatha. Recebeu duas premiações em poesias pela ALA-POA e Sociedade Partenon Literário. Participou da mostra “Poesia no Jardim e SOS Poesia” – Porto Poesia Ano 5 – 2011.

Sites:


Obras Publicadas:

O Espaço das Pessoas (2010)

Poesia na Praça XXII (2011)

Antologia AELN (2011)

Não Sou Eu e Silêncio Perturbador (2012)

Prosa na Varanda - Crônicas (2013)

Caderno Literário Maturidade (2013)

Educação à Distância (2013)

Sinara Foss

Sinara Foss é Tradutora e Intérprete – Formada em Inglês e Alemão pela PUCRS e Especialista e mestra em Literaturas de Língua Inglesa pela UFRGS. Tem uma escola de inglês onde trabalha: English Place. Já publicou os livros: Memórias de Um Cachorro velho - 1 Ed 1994 2 Ed 2011. Mulheres – 2008. Nossas Vidas - Encontros de duas almas gêmeas ao longo da história 2008. Divagações de Sissi 2010. As Divagações Continuam 2011. Sissi no Futuro 2011. Caminhos Interligados – 2011. Sissi no Futuro – 2012. 

Sites:



Obras Publicadas:

Memórias de Um Cachorro Velho (1994)
Mulheres (2008)
Nossas Vidas - Encontros de duas almas gêmeas ao longo da história (2008)
Divagações de Sissi (2010)
As Divagações Continuam (2011)
Sissi no Futuro (2011)
Caminhos Interligados (2011)
Prosa na Varanda - Crõnicas (2013)