A II Feira do Livro de Santo Antônio da Patrulha começou com o pé direito nessa quarta-feira e eu não poderia deixar de mostrar um pouco de como foi a abertura desse evento tão esperado por nós:
A Feira iniciou com as leituras e homenagens de abertura e o grande destaque foi o nosso patrono Nicanor. Era notável a admiração de todos pelo médico e escritor, via-se a satisfação nos rostos daqueles que viam reconhecido um grande amigo e cidadão.
Carlos Cortês à direita. |
Logo após tomou a voz o mutíssimo simpátio Carlos Cortês, filho do autor homenageado desse ano, Paixão Cortês, que infelizmente não pode vir por estar hospitalizado. Carlos surpreendeu a todos destacando a grande importância de Santo Antônio nas obras de seu pai, incluindo um ilustre patrulhense na capa do livro que Paixão Cortês considera sua melhor obra. Carlos contou ainda muitas histórias de seu pai desde a época em que saiu pelo Rio Grande à fora para recuperar traços da cultura gaúcha até suas visitas a Santo Antônio. Além disso ele presenteou a Biblioteca e outras instituições da cidade com muitos livros de seu pai ressaltando a importancia do acesso a informação.
Após as leituras e discursos de homenagem ao patrono e outros autores convidados, iniciou-se as apresentações do CTGs Cel. Chico Borges e Patrulha do Rio Grande, seguidos pelo baile de Masquê da Vila Palmeira. Foi uma belissima apresentação de homenagem a obra de Paixão Cortês.
Também estavam presentes as patronas do ano passado Regina Barcellos e Ivone Selistre, junto de Iolanda e Ana Clara Maciel, todos membros do Grêmio Literário Patrulhense que esteve constantemente envolvido com a Feira do Livro.
Essa foi apenas a abertura da feira. Muito mais aconteceu hoje durante o segundo dia de Feira, mas isso fica para a próxima postagem. Para amanhã, sexta-feira, destaco as a entrega do Troféu Destaque Imprensa 2012 e a palestra de Juremir Machado da Silva, colunista do Correio do Povo. Confiram o cronograma e vivenciem a Feira vocês também!
F. Essy
Nenhum comentário:
Postar um comentário