O livro Prosa na Varanda – Crônicas está sendo concluído e dentre os últimos preparativos está a arte da capa que irá ser assinada por Gustavo Vargas, mais conhecido como Doutor Insekto. Filho de Nicanor Vargas, patrono da última feira do livro em Santo Antônio, Gustavo foi posto desde criança em contato com a cultura dos livros, desenvolvendo além da paixão pela literatura também a expressão nos quadrinhos que mais tarde revelariam sua simpatia com os tons pastéis da cor amarelada das revistas de sebos que comprava, adotando em seus desenhos os traços característicos dos anos 50 sendo influenciado também pelo cinema da mesma época, mas não somente das ilustrações formou-se o personagem patrulhense conhecido como Doutor Insekto.
Práxis Maçã - 2012. |
Dentre seus muitos diversos trabalhos paralelos, a literatura esteve tão presente quanto todos os outros que lhe tornaram mais conhecido. Com dez anos Gustavo já tinha um livro de poesias publicado e desde então seu gosto pelos campos enigmáticos da cultura tornou-se insaciável, alimentada desde o início por seu pai em acaloradas discussões sobre os gêneros e movimentos artísticos. Recentemente o Doutro Insekto lançou no estilo geração mimeógrafo as fanzines “Lettrax Acrattax” e “Práxis Maçã – Entomologia Post Mortem”, que vão desde a simplicidade da metáfora até o emaranhado do concretismo. Você pode conferir alguns textos no seu blog Inseticida Freak Style ou ainda alguns dos trabalhos em quadrinhos no blog Insektron.
Na Barulho Ensurdecedor |
Junto com Daniel Vilaverde, outra figura respeitável no cenário cultural que vem tentando ser construído na cidade - e fora dela, Gustavo desenvolveu seus primeiros projetos musicais formando a banda de punk rock Scream Noise que mais tarde originaria a in-crível Facão Três Listras, que ganhou destaque no circuito gaúcho pela sua proposta inusitada de mesclar o peso da distorção elétrica com a audácia de uma gaita-ponto sem pudores executada por Renato Müller (atualmente no Irish Fellas), sendo inclusive entrevistada pelo Trama Virtual na época. Além de tocar, Gustavo também criava panfletos de quadrinhos para divulgação dos shows da banda que se dissolveu dando origem a Ornitorrincos que de vez em quando volta para não perder o habito. Atualmente sua atividade musical está sendo empregada na Barulho Ensurdecedor e na Change Your Life, enquanto segue com seus trabalhos de ilustração e também de escritor.
Enfim, dá para escrever até a exaustão falando sobre os milhares de projetos artísticos do Doutor Insekto e do quanto ele continua colaborando para o desenvolvimento cultural da cidade, mas vou deixar vocês com um vídeo que mesmo na sua simplicidade de sua proposta, revela ao bom ouvinte a qualidade do trabalho dessa figura inseticida. Um abraço!
Muito curioso...
ResponderExcluirO Doutor Insekto e seus mistérios! hehehehe
ExcluirA arte enebria ... Mto boa a postagem. Já começamos a curtir o que virá pela frente.
ResponderExcluirBrigado, Rosalva! E que venha o livro ;)
ExcluirPosso falar com propriedade sobre o Gustavo. Quando ele era criança fui professora dele no Santa teresinha e enquanto os outros alunos escutavam musiquinhas da moda ele ja escutava Beatles e estava sempre com livros nas mãos. Era um menino diferenciado. Gostei muito da postagem Filipe!!
ResponderExcluirValeu, Sinara! Essas coisas geralmente se manifestam desde cedo e no caso do Gustavo se manifestou e infestou-se de manifestos! heheheh um abraço!
Excluir