terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Vamos Levantar a Taça

por Joelson de Oliveira


    E chegou o ano da Copa. Tantas discussões percorreram o país: verbas, estádios, desperdícios, superfaturamentos, desvios, aplicação dos recursos, outras prioridades, etc.

      Mas agora não tem mais volta. A Copa está aí. Os estádios, a maioria em estágios avançados, outros já prontos, grupos formados, ingressos vendidos.

     Portanto, não é mais hora de discutirmos a validade ou não de sediar a Copa do Mundo. A ordem agora é tentar tirar o maior proveito de tudo que ela representa.

   O nosso país, suas belezas, serão vistas por milhões de telespectadores nos quatro cantos do mundo. Vamos torcer que isso represente para nós um incremento turístico significante, capaz de gerar recursos que possam impulsionar nosso crescimento e sanar nossas carências, que são tantas. 

   Somos o país do futebol e para tanto vamos torcer pela nossa seleção. Ser campeão em casa, para quem é o maior detentor de títulos, é quase que uma obrigação. Todavia, os outros países evoluíram muito, e a nossa seleção precisará da torcida fanática de todos os brasileiros, no campo e fora dele.

     Vamos, também, aproveitar o momento tão propício e levantar outra taça: a da vergonha, da seriedade. Vamos voltar a entender a honestidade como uma mera obrigação de qualquer cidadão descente e não uma virtuose de poucos. Vamos vestir o espírito brasileiro e reprisar os versos do carnavalesco: “ em Mangueira a poesia, num sobe e desce constante, anda descalço ensinando, um jeito novo da gente viver...”: que seja o da vitória e da dignidade.

Feliz 2014 para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário