sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

As Cores da Face

por Marcinha Peixoto


     Depois de ter passado algumas horas "futricando" no site da Bora Colega Shop e da Pink Gloss desesperada pelos pincéis e cosméticos para os cabelos mais comentados nos canais do youtube chegou um momento em que me perguntei: mas no que diabos me tornei?Não vou aqui questionar a mim mesma ou rasgar a minha personalidade a céu aberto na net, a minha questão central é como a industria cosmética conseguiu de forma estratégica fazer com que euzinha desejasse um kit de pincéis de R$290,00! Foi através desses canais que eu tanto gosto de olhar, que os marketeiros acharam a mina de ouro da propaganda. 

     Uma das coisas que mais me impressiona é que aos poucos eu fui sendo contagiada pelo mundo das makes, uma base aqui, um pózinho ali, uma sombra mais escura, e quando eu percebi tava babando no site da Sigma. Foi um processo lento, mas não é que os desgraçados conseguiram o que queriam: fazer eu acreditar que "cara lavada é muito "last season"! Comecei a perceber que houve uma grande mudança na indústria cosmética e no ramo de salões de beleza de uns tempos para cá. Maquiagem virou item de necessidade básica, assim como arroz +feijão , e que as mulheres estão cada vez mais fazendo a unha em casa por que trocam de esmalte ao mesmo tempo que trocam de calcinha (perdoem a vulgaridade).

     A net está cheia de vídeos ensinando de tudo, desde a maquiagem básica, como fazer unha marmorizada até mechas californianas. Não estou aqui criticando os canais, mesmo porque sou uma viciada nos mesmos, estou apenas divagando sobre um assunto que me pertubou por alguns dias. 

    Hoje, procurando uns vídeos específicos, achei um canal de uma menina de 13 anos preparando a pele p ir para a escola. Me respondam se por acaso uma menina de 13 anos precisa de corretivo. Ela manuseia os pincéis e mescla as cores das sombras com uma habilidade que talvez eu no auge dos meus 31 aninhos nunca alcance. Estamos vivendo o boom da cosmetologia e da maquiagem. E eu posso falar com conhecimento de causa que esses vídeos seduzem mesmo e te fazem acreditar que sair na rua de cara lavada é quase que um atentado ao pudor.

    Eu sempre fui vaidosa, vivia nas farmácias desde os meus 13 anos comprando produtos para o cabelo, passando tudo o que me diziam que era bom, até óleo de mocotó. Nunca me expus ao sol para ficar torrada, odeio praia e morro de medo de ter manchas no rosto. Sou tão vítima desse mundo "aquarelado" quanto qualquer mortal, mas confesso que não partiu de mim, eu fui seduzida por um modelo imposto e que cria uma certa prisão para essas pré-adolescentes transformando-as em um modelo a ser seguido. Não julgo, apenas tento entender o porque de eu querer desesperadamente um kit de pincéis de R$290,00!


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